SECRETARIA

SUOV

SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO, OBRAS E VIAÇÃO

ELCIO PEREIRA RIBEIRO
SECRETÁRIO(A)

.

Amparo: Nomeação: 002/2025 - 02/01/2025

Matrícula: 060544-1

INFORMAÇÕES DO ÓRGÃO

CNPJ: ../-

Telefone(s): Sem Telefone - (91) 3462-5893

E-MAIL: suov@capanema.pa.gov.br

Horário: DE SEGUNDA A SEXTA. DAS 08:00 AS 12:00 E 14:00 ÀS 18:00

Endereço: RUA 28 DE OUTUBRO, Nº 191 - CENTRO - CEP: 68.700-000

Mais informações do orgão
Missão
Promover a melhoria da qualidade de vida da população capanemense com a prestação de serviços – de sua área de competência – que atendam aos anseios da coletividade, por meio de mecanismos e atuação nos seguimentos de infraestrutura e saneamento básico. A missão organizacional será norteada pelas especificações das atribuições abaixo relacionadas: 1. Formulação e execução de políticas municipais de urbanismo, habitação e saneamento básico; 2. Execução de reparos e conservação de obras públicas; 3. Cadastramento e controle de terras patrimoniais, parcelamento e uso do solo; 4. Arborização urbana; 5. Construção, pavimentação e conservação de vias municipais e prédios públicos; 6. Manutenção e conservação de máquinas e equipamentos pesados; 7. Coordenação e execução dos trabalhos e limpeza das vias e logradouros, coleta e transporte de lixo e remoção de entulhos; 8. Planejar, coordenar, executar e controlar a manutenção de todos os veículos leves e pesados, máquinas e equipamentos da Prefeitura, utilizados no serviço público municipal; 9. Análise, aprovação e fiscalização de projetos de obras civis; administração dos cemitérios; gerenciamento e fiscalização de obras e serviços terceirizados; 10. Promover a elaboração de planos e projetos relativos a obras públicas municipais; 11. Construir, reformar e conservar a malha viária urbana e de centros micro urbano do município; 12. Promover a reforma urbana, através do incentivo à implantação de loteamentos urbanos; 13. Manter os serviços públicos municipais de abastecimento, urbanização e iluminação pública; 14. Construir, manter e conservar logradouros públicos como parques, jardins, ruas, avenidas e necrópoles; 15. Promover a construção e a conservação das rodovias municipais; 16. Colaborar com a Secretaria Municipal de Planejamento na elaboração de nomes relativas à estética urbana à preservação do meio ambiente aos loteamentos e zoneamentos e a expansão de áreas; 17. Opinar sobre os projetos de obras elaborados, pela Secretaria Municipal de Planejamento e executá-los sempre a partir de diretrizes e estudos preliminares; 18. Manter um sistema de apropriação de custo das obras e dos serviços urbanos; 19. Construir e conservar quadras poliesportivas e campos de esportes de maneira a permitir o seu adequado funcionamento; 20. Organizar e operar o cadastro dos veículos pertencentes ao município; 21. Pesquisar e propor métodos de redução de custos de manutenção de todos os veículos, máquinas e equipamentos da Prefeitura Municipal; e 22. Estabelecimento, aplicação e controle de normas e diretrizes específicas de sua área de atuação.
   
Visão
Ser referência – em suas áreas de atuação – na prestação de serviços à comunidade local de forma eficiente, eficaz e efetiva, por meio da execução e/ou atividades de natureza técnica e operacional.
   
Valores
Planejamento e sustentabilidade
Qualidade da infraestrutura
Compromisso com o cidadão
Transparência
Valorização do espaço público
Eficiência operacional
   
Funções

A Secretaria Municipal de Urbanismo, Obras e Viação é responsável por planejar, executar, fiscalizar e manter as obras públicas, a infraestrutura urbana, a mobilidade municipal e os serviços essenciais relacionados à habitação, urbanismo, saneamento, transporte e equipamentos públicos. Atua também na gestão de frota, estética urbana, uso do solo e manutenção de logradouros públicos.

   
Competências da Secretaria
Formulação e execução de políticas municipais de urbanismo, habitação e saneamento básico;
Execução de reparos e conservação de obras públicas;
Cadastramento e controle de terras patrimoniais, parcelamento e uso do solo;
Arborização urbana;
Construção, pavimentação e conservação de vias municipais e prédios públicos;
Manutenção e conservação de máquinas e equipamentos pesados;
Coordenação e execução dos trabalhos de limpeza das vias e logradouros, coleta e transporte de lixo e remoção de entulhos;
Planejar, coordenar, executar e controlar a manutenção de todos os veículos leves e pesados, máquinas e equipamentos da Prefeitura, utilizados no serviço público municipal;
Análise, aprovação e fiscalização de projetos de obras civis; administração dos cemitérios; gerenciamento e fiscalização de obras e serviços terceirizados;
Promover a elaboração de planos e projetos relativos a obras públicas municipais;
Construir, reformar e conservar a malha viária urbana e de centros micro-urbano do município;
Promover a reforma urbana, através do incentivo à implantação de loteamentos urbanos;
Manter os serviços públicos municipais de abastecimento, urbanização e iluminação pública;
Construir, manter e conservar logradouros públicos como parques, jardins; ruas, avenidas e necrópoles;
Promover a construção e a conservação das rodovias municipais;
Colaborar com a Secretaria Municipal de Planejamento na elaboração de nomes relativas à estética urbana à preservação do meio ambiente aos loteamentos e zoneamentos e a expansão de áreas;
Opinar sobre os projetos de obras elaborados, pela Secretaria Municipal de Planejamento; e executá-los sempre a partir de diretrizes e estudos preliminares;
Manter um sistema de apropriação de custos das obras e dos serviços urbanos;
Construir e conservar quadras poli-esportivas e campos de esportes de maneira a permitir o seu adequado funcionamento;
Organizar e operar o cadastro dos veículos pertencentes ao município;
Pesquisar e propor métodos de redução de custos de manutenção de todos os veículos, máquinas e equipamentos da Prefeitura Municipal;
Estabelecimento, aplicação e controle de normas e diretrizes específicas de sua área de atuação.
   
Atribuições do Gestor
Coordenar o planejamento e a execução das obras públicas municipais;
Gerenciar os serviços urbanos e a infraestrutura básica da cidade;
Supervisionar as equipes responsáveis pela limpeza urbana, iluminação e conservação de vias;
Autorizar e fiscalizar a execução de projetos urbanísticos e civis;
Controlar o uso do solo urbano e os bens patrimoniais municipais;
Garantir o bom funcionamento da frota municipal, com gestão eficiente da manutenção e controle de custos;
Articular com a Secretaria de Planejamento e outros órgãos para assegurar o ordenamento urbano e o crescimento sustentável;
Zelar pela transparência e economicidade nos gastos com obras e serviços urbanos.
   
Nome Data início Data fim
Mais
ELMIR LEITE SAADY 02/01/2017 31/12/2020
ELMIR LEITE SAADY 04/01/2021 01/09/2023
IVANILDO ANTÔNIO DOS SANTOS PESSOA 01/09/2023 31/12/2024
Nome Data início Data fim
Mais
FRANCISCO FERREIRA FREITAS NETO 01/01/201731/12/2020
Departamento Contatos E-mail Mais
DIRETORIA GERAL Sem Telefone suov@capanema.pa.gov.br
DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO Sem Telefone suov@capanema.pa.gov.br
DEPARTAMENTO DE OBRAS Sem Telefone suov@capanema.pa.gov.br
DEPARTAMENTO DE CADASTRO IMOBILIÁRIO Sem Telefone suov@capanema.pa.gov.br
DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES E VEÍCULOS Sem Telefone suov@capanema.pa.gov.br
DEPARTAMENTO DO SERVIÇO E ILUMINAÇÃO Sem Telefone suov@capanema.pa.gov.br
DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO Sem Telefone suov@capanema.pa.gov.br
DEPARTAMENTO DE ELABORAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE PROJETOS Sem Telefone suov@capanema.pa.gov.br
Setor Contatos Ramal E-mail
Mais
SETOR DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
SETOR DE ALMOXARIFADO E PESSOAL
SETOR DE CONTROLE DE VEICULOS E MAQUINAS
SETOR DE ESTUDOS, ELABORAÇÃO DE PROJETOS E ORÇAMENTOS
SETOR DE LIMPEZA PÚBLICA
SETOR DE MANUTENÇÃO E EXECUÇÃO DE OBRAS
SETOR DE MANUTENÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE REDE ELÉTRICA
SETOR DE TERRAPLANAGEM E PAVIMENTAÇÃO
Notícias do órgão

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo