NOTÍCIAS

10-JUL-2018

CAPANEMA RECEBE PROJETO "ARCA DAS LETRAS"

É o GOVERNO DO TRABALHO, promovendo a Educação!

#Educação 10 DE JULHO DE 2018
Por iniciativa do Deputado Wladimir Costa, o Projeto "Arca das Letras" do Ministério do Desenvolvimento Agrário, criado em 2003 para facilitar o acesso ao livro e incentivar a leitura em assentamentos da Reforma Agrária, em comunidades de agricultura familiar, de remanescentes de quilombos, indígenas, ribeirinhos e em colônias de pescadores. O Programa conta com uma rede de parcerias governamentais e não-governamentais que inclui escritores, editores, artistas, leitores e instituições que, de acordo com suas áreas de atuação, fornecem os livros e os recursos necessários para implantação das Bibliotecas.

A metodologia do Programa garante a participação do funcionamento, desenvolvimento e gestão das Bibliotecas, respeitando-se a diversidade das populações e as singularidades das culturas locais. Hoje, já são milhares os agentes de leitura formados pelo Programa em eventos de capacitação e em caravanas que entregam Bibliotecas em todo o Brasil. A Biblioteca é instalada em uma casa ou na associação comunitária, local de fácil acesso onde os agentes de leitura dedicam parte de seu tempo para desenvolver as práticas de leitura.

Por meio de atividades e dinâmicas próprias, os agentes de leitura ampliam o acervo, estimulam o hábito de ler e promovem o livro como instrumento de acesso à informação e ao conhecimento. Em consequência desse trabalho na comunidade, multiplicam-se os livros e os leitores, ampliam-se horizontes e saberes. Como resultado dessa construção coletiva e da gestão comunitária das Bibliotecas, vem consolidando um movimento pela leitura no mundo rural brasileiro, que fortalece o desenvolvimento da educação, da cultura, do trabalho e o entretenimento.

Capanema é o primeiro município do Nordeste Paraense a receber o Programa "Arca das Letras", tem como parceira a Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus/Capanema. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal na pessoal do seu Gestor Chico Neto que não mede esforços para educação dos munícipes.

O treinamento dos agentes do Programa estão sendo realizados no auditório da UFPA e conta com a participação do Coordenador Nacional Thiago Lopes Cantalice, economista no Programa e da Coordenadora Estadual Cleomara Batista Paraense, consultora do Programa no Estado do Pará. Estão sendo implantadas 5 (cinco) Bibliotecas no Município de Capanema.

É o GOVERNO DO TRABALHO, promovendo a Educação!

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#COVID Há 1 dia(s)

Boletim epidemiológico da COVID-19

Período de 02/06/2022 até 30/06/2022

#COVID Há 5 dia(s)

Vacinação COVID-19 Dose de Reforço

Público alvo: Adolescentes de 12 a 17 anos.

#COVID Há 5 dia(s)

Vacinação COVID-19 4º Dose

Público alvo: Pessoas com mais de 40 anos.

#Vacinação Há 65 dia(s)

"Dia D" da vacina contra a gripe e tríplice viral

Estaremos também disponibilizando vacina contra a covid-19

#COVID Há 67 dia(s)

Vacinação do dia 27 de abril

Vacinação contra a Covid-19 e contra a influenza

#Vacinação Há 68 dia(s)

Estamos em falta com a vacina Pfizer adulta e AstraZeneca

As pessoas que tomaram a primeira dose dessas vacinas aguardem a nova remessa

#Vacinação Há 88 dia(s)

1ª etapa de vacinação contra a influenza e o sarampo.

Pessoas de 60 anos ou mais e profissionais de saúde.

#Saúde Há 88 dia(s)

Informativo sobre o mutirão de cirurgias eletivas.

Informativo sobre o mutirão de cirurgias eletivas.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito