CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 13/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO É APRESENTADA EM REUNIÃO
#MeioAmbiente 08/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PROMOVE AÇÃO EDUCATIVA SOBRE POLUIÇÃO SONORA.
#MeioAmbiente 14/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE CRIAÇÃO PARQUE NATURAL MUNICIPAL Consulta Pública
#MeioAmbiente 31/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PROMOVE DOAÇÃO DE MADEIRA APREENDIDA. Material será utilizado na confecção de cavaletes e manutenção do quartel da Guarda Municipal
#MeioAmbiente 26/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PREFEITURA REUNE COM SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PARA TRATAR DO SANEAMENTO BÁSICO DE CAPANEMA Nesta Quinta-feira dia 26 de Julho, o Prefeito Chico Neto reuniu com o Secretário Élcio Ribeiro e Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para tratar assuntos referentes ao Sistema de Saneamento Básico de nosso Município. O saneamento básico além de ser um direito de cada cidadão, é uma das mais importantes áreas de um município e deve ser priorizada pois engloba serviços relacionados ao abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico.
A reunião foi bastante produtiva, uma vez que é objetivo do Governo do Trabalho buscar melhores condições de vida para a nossa população.
#PrefeituraDeCapanema #GovernoDoTrabalho
#MeioAmbiente 24/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PARTICIPA DO “I ENCONTRO REGIONAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS” É o Governo do Trabalho cuidando do Meio Ambiente.
#MeioAmbiente 18/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PRODUTORES RURAIS RECEBEM AÇÕES DO PROGRAMA MUNICÍPIOS VERDES As apresentações aconteceram na Zona Rural do Municipio durante 03 dias consecutivos.
#MeioAmbiente 11/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE CAPANEMA SEDIA A "II QUALIFICAÇÃO PARA GESTÃO AMBIENTAL DOS MUNICÍPIOS DO PARÁ" A Qualificação teve a participação de cerca de 23 municípios que compõem a Região do Caeté.
#MeioAmbiente 08/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE REALIZA DOAÇÃO DE MUDAS Foram distribuídas mudas de árvores ornamentais, florestais e frutíferas.
#Município 17/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE APÓS O CAR, PREFEITURA DE CAPANEMA JÁ VISA A REGULARIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS DEFINITIVOS PARA A ÁREA URBANA. Governo do Trabalho em ação
#Obra 17/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE OBRAS DO PROGRAMA "ÁGUA PARA TODOS" ESTÃO A TODO O VAPOR! ÁGUA É SINÔNIMO DE VIDA!
#MeioAmbiente 11/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PREFEITURA REALIZA ENTREGA DE MAIS 80 CERTIDÕES DE CADASTRO AMBIENTAL RURAL-CAR EM CAPANEMA. GOVERNO DO TRABALHO
#MeioAmbiente 04/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE CAPANEMA INCENTIVA E INTENSIFICA APOIO NA INSTALAÇÃO DE VIVEIRO DE MUDAS NA 7ª TRAVESSA. Governo Do Trabalho
#MeioAmbiente 28/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE GOVERNO DO TRABALHO ENTREGA AUTOMÓVEL A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE. A Prefeitura Municipal de Capanema realizou na manhã desta quarta-feira, dia 28 de março a entrega de mais um automóvel, desta vez, para uso em serviço da SEMMA (Secretaria de Meio Ambiente), que tem como secretário o senhor Élcio Ribeiro.

Na cerimônia de entrega, o Vereador Luís Gomes falou sobre a importância deste veículo para atender as demandas da Secretaria nos seus diversos trabalhos em prol da população. O Secretário de Meio Ambiente Élcio Ribeiro agradeceu ao Prefeito Chico Neto o esforço para que o município estivesse habilitado para receber os benefícios do “Programa Munícipios Sustentáveis”.
O Prefeito Chico Neto em seu pronunciamento falou da importância da SEMMA para o nosso Município e de suas variadas ações e serviços à comunidade.

Estiveram presentes neste evento as seguintes autoridades:

1ª Dama e Secretária de Saúde Drª Waldimary Freitas, os secretários: Valry Moraes, Elmir Saad, Oscar Ishii, Marli Vieira, Marcelo Pierry, Fábio Braun, Socorro Resueno, Luciana Fernandes e Antônio Maria Moreira, como também os Vereadores: Pedro Paulo, Manoel Ximenes, Gerson Serra e Luis Gomes.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPANEMA- GOVERNO DO TRABALHO


Por Adriane Castro
#MeioAmbiente 12/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PREFEITO CHICO NETO ENTREGA DOIS VEÍCULOS PARA A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE. Ao lado da Primeira- Dama e Secretária de Saúde Dra. Waldimary Freitas, de Secretários municipais e de Vereadores, o Prefeito Chico Neto entregou à Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) dois veículos 0km. Os carros foram adquiridos com recursos próprios provenientes do Fundo Municipal de Meio Ambiente, por meio de um projeto da SEMMA aprovado pelo Conselho Municipal.
A singela cerimônia de entrega aconteceu na sede da Secretaria de Meio Ambiente na manhã desta terça-feira dia 12 de Dezembro. Na ocasião, o Secretário de Meio Ambiente, Élcio Ribeiro, destacou que os veículos serão utilizados para ações de fiscalização; vistorias; educação ambiental; atendimento à zona rural e manutenção de viveiros.
O Prefeito Chico Neto ponderou que os veículos são extremamente importantes para oferecer melhores condições de trabalho aos servidores da Secretaria de Meio Ambiente e para tornar as atuações da pasta mais céleres.
O Gestor Municipal aproveitou o ensejo para entregar o primeiro Documento Comprobatório do Cadastro Ambiental Rural - CAR. A professora e membro da Academia Capanemense de Letras e Artes - ACLA Rosilda Dax recebeu com a alegria e muita emoção o seu documento e afirmou emocionada “Há longos anos eu esperava por esse documento para resolver alguns problemas relacionados a terras. Agradeço imensamente ao Prefeito por me proporcionar esse momento.”
#MeioAmbiente 02/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE VIVEIRO COM CAPACIDADE PARA 15 MIL MUDAS É ENTREGUE A COMUNIDADE RURAL EM CAPANEMA. A Prefeitura de Capanema, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou no último dia 01 de dezembro, a cerimonia para entrega oficial do viveiro de mudas no polo da 7ª Travessa que terá a capacidade inicial de 15 mil mudas e irá beneficiar diretamente várias famílias das comunidade ao entorno.

Estiveram presentes o vice-Prefeito Claudionor Moreira, Secretário de Meio Ambiente Élcio Ribeiro, Secretário de Agricultura Oscar Ishii, Presidente da Emater Arnaldo, Vereadores e representantes da ADEPARA.

A ato que teve a parceria da Emater-Pa, IDEFLOR-BIO, SEDAP, Comunidades e Associações, faz parte dos projetos de Desenvolvimento Sustentável para Capanema com várias ações previstas como o CAR - Cadastro Ambiental Rural, fábrica de farinha, campos de produção de sementes, capacitações e adequações nos armazém comunitários de sementes, entre outros.
#MeioAmbiente 09/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PROMOVE REUNIÃO PARA TRATAR DO COMITÊ MUNICIPAL DE COMBATE AO DESMATAMENTO.
O encontro teve a presença dos Secretários de Meio Ambiente, Élcio Ribeiro e de Agricultura Oscar Ishii, de representantes da Emater, da UFRA, da UFPA, da Polícia Militar, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca - SEDAP, do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e do Sindicato dos produtores rurais de Capanema.

O intuito da reunião foi discutir a constituição do Comitê Municipal de Combate ao Desmatamento cujo objetivo é auxiliar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente a controlar o desmatamento ilegal na área que compreende o município. Outras atribuições do Comitê incluem: Propor, articular e desenvolver ações que possam contribuir ao efetivo controle do desmatamento ilegal; promover planejamento e acompanhamento das ações de combate ao desmatamento; mobilizar e sensibilizar a sociedade em prol da regularização ambiental dos imóveis rurais.

O grupo de Trabalho Municipal de Combate ao Desmatamento de Capanema tem em sua composição instituições públicas e não governamentais e é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a qual tem a responsabilidade de realizar periodicamente reuniões e atividades.

É válido ressaltar que o Comitê é uma das metas propostas pelo programa “Municípios Verdes”. Capanema aderiu a esse programa e busca cumprir todas as metas a fim de alcançar o título de Município Verde
#MeioAmbiente 20/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE CAPANEMA SEDIA REUNIÃO DO FOPESMMA #MeioAmbiente
#MeioAmbiente 02/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPANEMA REÚNE COM AÇOUGUEIROS PARA TRATAR DO DESTINO DOS DETRITOS DOS AÇOUGUES NO MUNICÍPIO. #GovernoDoTrabalho
#MeioAmbiente 23/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE REALIZA PRIMEIRA PEDALADA VERDE EM CAPANEMA #Meio Ambiente
#MeioAmbiente 21/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE CELEBRA "DIA DA ÁRVORE" COM CAMINHADA E PLANTIO DE MUDAS EM TAUARI #GovernoDoTrabalho
#MeioAmbiente 20/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE REALIZA A DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS DE ÁRVORES FRUTÍFERAS E ORNAMENTAIS. A Secretaria de Meio Ambiente está promovendo uma semana inteira de ações para comemorar o "Dia da Árvore". Nesta quarta-feira dia 20 de Setembro a equipe da Semma realizou a distribuição de mudas no Estacionamento Cultural no centro da cidade. Foram distribuídas gratuitamente, à população, mudas de "Cupuaçu", "Açaí", "Tangerina", "Jambo", "Abacate", "Ingá" e "Ipê".
A ação teve a presença do Secretário de Meio Ambiente Élcio Ribeiro e do Prefeito Chico Neto.
A ação foi tão bem recebida pela população, que em poucas horas todas as mudas já tinham donos. A Semma já planeja outra data para fazer uma nova distribuição.
#MeioAmbiente 13/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE CAPANEMA RECEBE EQUIPE DO IBGE PARA TRATAR DO CENSO AGRO 2017. O Censo Agropecuário 2017 tem o objetivo de levantar informações como: Produção, área, uso de agrotóxicos, irrigação e características dos produtores brasileiros. Para isto, milhares de visitas deverão ser realizadas em estabelecimentos agropecuários em todo o país. Visando atender ao princípio da transparência em seus trabalhos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE está constituindo as Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGEs).

Em Capanema, a equipe do IBGE esteve reunida com o Secretário de Agricultura, Oscar Ishii, com o Secretário de Meio Ambiente, Élcio Ribeiro, com os agentes Distritais de Tauari e Mirasselvas, Benedito Valter e Lindomar da Silva e com representantes da EMATER e de produtores rurais na Secretaria de Meio Ambiente. Este primeiro encontro, oportunizou esclarecimentos acerca do Censo Agropecuário 2017 e permitiu a constituição da Comissão Municipal de Geografia e Estatística – CMGE.

A partir da reunião todos os presentes passaram a fazer parte da CMGE do município. Esta comissão foi estabelecida para que ofereça suporte à equipe do IBGE na realização do Censo Agropecuário 2017. Conforme a equipe do órgão, outras reuniões deverão ser realizadas para acompanhamento dos trabalhos.
#MeioAmbiente 13/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DIA DA ÁRVORE TERÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM CAPANEMA #GOVERNODOTRABALHO
#MeioAmbiente 10/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE REPRESENTANTES DO ITERPA APRESENTAM RESULTADOS DA ATUAÇÃO NO MUNICÍPIO, EM REUNIÃO NA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE. Os técnicos do Instituto de Terras do Pará - ITERPA começaram os trabalhos de demarcação para a regularização e aumento da Gleba Patrimonial da Área Urbana do Município de Capanema há alguns dias. A equipe realiza a definição dos limites da área urbana e o posicionamento de marcos em concreto.
Para levar ao conhecimento do Prefeito Chico Neto e do Secretário de Meio Ambiente Élcio Ribeiro os resultados das ações no município, os técnicos do ITERPA participaram de uma breve reunião na sede da Secretaria de Meio Ambiente, na última Sexta-feira dia 08 de Setembro.

Na oportunidade, o mapa da área urbana consolidada da sede do município foi apresentado ao Prefeito e ao Secretário. Conforme os dados levantados pelo ITERPA, a área urbana foi estimada em 1.800 hectares, no entanto este número ainda poderá sofrer alterações a partir do andamento dos trabalhos em campo.

A equipe do ITERPA prevê que até a próxima quarta-feira tudo seja finalizado.
#MeioAmbiente 20/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE CAPANEMA ADVERTE: QUEIMADAS EM QUINTAIS É PROIBIDO E DÁ MULTA.
Com o início do período de estiagem a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Capanema está alertando a população para os riscos das “queimadas” inconsequentes de resíduos domiciliares e restos de podas de jardins na área urbana do município. A queima de resíduos a céu aberto é proibida por lei estando o infrator sujeito a multa conforme artigo 69º da Lei 6275/09 da Política Municipal de Meio Ambiente.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Capanema tem realizado um trabalho de monitoramento, educação e fiscalização aos focos de calor, aplicando termos de advertências aos infratores. À mesma informa à comunidade que não destrua o lixo ou entulho utilizando fogo haja visto que na cidade há a coleta de lixo de forma sistemática em todos os bairros, lembramos ainda que as folhas secas servem de adubo orgânico para as plantinhas do quintal. Quem usar fogo para limpeza de terrenos baldios, ou ação correlata, pode ser responsabilizado e punido por lei.
Para denunciar, o cidadão pode procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na Av. Barão de Capanema, nº 1194, Centro.
Secretaria Municipal de Meio Ambiente
DEPA – Departamento de Proteção Ambiental
www.capanema.pa.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 20:10:39