CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Juventude 03/02/2020 GABINETE DO PREFEITO CAPANEMENSE LÍVIA MARIA, JOVEM EMBAIXADORA, É RECEPCIONADA PELA PREFEITURA DE CAPANEMA. Lívia Maria esteve nos Estados Unidos por 3 semanas, representando nosso município.
#Educação 31/01/2020 GABINETE DO PREFEITO UNIVERSITÁRIOS DA UFRA PARTICIPAM DE CERIMÔNIA DE OUTORGA DE GRAU. Discentes receberam seus diplomas em cerimônia realizada na Quadra do Colégio São Pio X.
#Desenvolvimento 10/08/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO CHICO NETO ENTREGA AMBULÂNCIAS, PAVIMENTAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE UNIDADE DE SAUDE À POPULAÇÃO. Secretarias de Saúde e Assistência Social foram beneficiadas com veículos novos para seus atendimentos.
#Emprego 10/08/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE CAPANEMA LANÇA CONCURSO PÚBLICO PARA O PREENCHIMENTO DE 577 VAGAS. As inscrições começam hoje e seguem até o dia 05 de Setembro.
#Prefeito 07/08/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO DE CAPANEMA PARTICIPOU DA MOBILIZAÇÃO MUNICIPALISTA EM BRASÍLIA. PREFEITURA DE CAPANEMA - GOVERNO DO TRABALHO
#Juventude 11/06/2018 GABINETE DO PREFEITO JUNTA DE SERVIÇO MILITAR PROMOVE A ENTREGA DE CERTIFICADO DE DISPENSA DE INCORPORAÇÃO - CDI'S 130 CDI's foram entregues na cerimônia aos dispensados do Serviço Militar Inicial
#Infraestrutura 04/06/2018 GABINETE DO PREFEITO GOVERNO DO ESTADO ENTREGA LÉGUA PATRIMONIAL AO MUNICIPIO DE CAPANEMA Ordem de serviço para a pavimentação asfáltica, assinatura de convênio e novas viaturas foram outras conquistas que marcaram a data.
#Habitação 29/05/2018 GABINETE DO PREFEITO MIRASSELVAS E VILA DE JACAREQUARA SÃO BENEFICIADAS PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO RURAL - PNH. #PrefeituraDeCapanema #GovernoDoTrabalho
#Prefeito 22/05/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO DE CAPANEMA PARTICIPOU EM BRASÍLIA DA ABERTURA DA XXI MARCHA DOS PREFEITOS EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS O Prefeito de Capanema Chico Neto participou na manhã desta terça (22/05), da abertura da XXI Marcha dos Prefeitos a Brasília em defesa dos Municípios Brasileiros. “Esperamos conseguir grandes conquistas para os municípios Brasileiros durante a realização desse grande evento”, disse o prefeito Chico Neto.

Com o tema Compromisso com o Brasil, o evento deste ano recebeu grandes lideranças políticas e ministros, durante a sessão solene de abertura. Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Eunício Oliveira (MDB-CE), além de diversos outros parlamentares, também são aguardados pelos mais de cinco mil gestores municipais já inscritos no evento.
#Prefeito 20/05/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO CHICO NETO PARTICIPA DE CERIMÔNIA DE FORMATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA. PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPANEMA-GOVERNO DO TRABALHO
#Prefeito 16/05/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO CHICO NETO VISITA OBRAS DO HOSPITAL REGIONAL O Governo do Trabalho acompanha de perto o progresso da construção.
#Prefeito 08/05/2018 GABINETE DO PREFEITO CELEBRAÇÃO RELIGIOSA E CAFÉ DA MANHÃ MARCAM INÍCIO DAS COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DO PREFEITO CHICO NETO PARABÉNS PREFEITO DE CAPANEMA!
#Prefeito 08/05/2018 GABINETE DO PREFEITO POPULAÇÃO DE CAPANEMA COMEMORA OS 62 ANOS DO PREFEITO CHICO NETO UMA GRANDE FESTA FOI ORGANIZADA POR SEUS FAMLIARES E AMIGOS
#Município 03/05/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO DE CAPANEMA CONSEGUE MAIS BENEFÍCIOS JUNTO A SECRETARIA DE OBRAS DO ESTADO GOVERNO DO TRABALHO
#Município 02/05/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE CAPANEMA IRÁ CONCLUIR OBRAS ABANDONADAS VALORIZANDO OS RECURSOS PÚBLICOS. Governo do Trabalho é contra o Pecado administrativo e irá concluir OBRAS ABANDONADAS PELA GESTÃO PASSADA. Valorizando os recursos Públicos.

Depois de muita luta junto à Secretaria de Obras e da Secretaria de Planejamento do Estado do Pará e também junto ao Ministério da Educação, o Governo do Trabalho vai poder finalmente concluir diversas obras inacabadas, deixadas irresponsavelmente pela gestão passada.

Obras como o Shopping Popular, o governo passado recebeu 75% dos recursos para construir e só executou 53% de obra. A Praça da Bíblia e mais três quadras nos bairros de Santa Luzia, Caixa D'água e São José, também ficaram abandonadas.

Como se trata de recursos públicos a Administração Municipal cumpre o seu dever de concluir essas obras que foram iniciadas com recursos públicos.

Responsabilidade e compromisso com a População de Capanema!

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPANEMA- GOVERNO DO TRABALHO


Por Adriane Castro
#Prefeito 27/04/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE CAPANEMA INICIA ESTRATÉGIAS PARA PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO Governo do Trabalho
#Prefeito 20/04/2018 GABINETE DO PREFEITO 21 DE ABRIL DIA DO PATRONO DAS POLICIAS MILITARES E CIVIS DO BRASIL No Brasil, as Polícias Militares estaduais são as 27 forças de segurança pública que têm por função a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, com exclusividade no policiamento ostensivo, no âmbito dos estados (e do Distrito Federal). Subordinam-se administrativamente aos governadores e são, para fins de organização, forças auxiliares e reserva do Exército Brasileiro, e integram o sistema de segurança pública e defesa social do Brasil, ficando subordinadas às Secretarias de Estado da Segurança em nível operacional. São custeadas por cada estado-membro e, no caso do Distrito Federal, pela União. Seus integrantes são denominados militares estaduais, assim como os membros dos corpos de bombeiros militares, sendo, dessa forma subordinados, quando em serviço, à Justiça Militar estadual. O dia 21 de abril não significa apenas mais um feriado para o calendário dos policiais brasileiros. A data é o marco de um personagem que lutou pela Independência do Brasil: Joaquim José da Silva Xavier, ou simplesmente Alferes Tiradentes. Por sua demonstração de amor à Pátria foi homenageado em 1946, quando o então presidente Eurico Gaspar Dutra assina o Decreto-Lei nº 9208 de 29 de abril, instituindo o dia 21 de abril como o Dia das Polícias Militares e Civis, sendo o Mártir da Independência considerado o Patrono Cívico da Nação e das Polícias Militares e Civis do Brasil.

Em uma solenidade na manhã do dia 20 de Abril, com a presença do Prefeito Chico Neto, o Comandante do 11º Batalhão da PM Robson Oliveira, militares, bombeiros e sociedade civil. O evento foi realizado em frente ao 11º BPM. Foram feitas várias condecorações aos militares como a Medalha do Mérito Tiradentes que é a de maior valor concedida pelo governo do Estado, outros receberam a Medalha de 20 anos por comportamento ilibado e sem nenhuma punição e por comportamento exemplar. Também foram homenageados os militares promovidos e os que perderam suas vidas em combate.


Por David Oliveira
#Agenda 19/04/2018 GABINETE DO PREFEITO SESSÃO SOLENE DA CÂMARA HOMENAGEOU OS 200 ANOS DA POLICIA MILITAR DO ESTADO Governo do Trabalho
#Prefeito 19/04/2018 GABINETE DO PREFEITO NOTA DE FALECIMENTO A Prefeitura Municipal de Capanema lamenta com profundo pesar o falecimento da servidora capanemense Tatiane do Socorro Siqueira Gomes, nesta quarta (18/04).

A Jovem Thaty trabalhou como Técnica de Enfermagem no PSF da Caixa D'água, onde dedicou parte de sua vida para cuidar de tantas pessoas que ali procuravam atendimento, contribuindo com o nosso município.

Desse modo, o Prefeito Chico Neto se irmana à família enlutada diante da tamanha dor e inestimável perda e pede a Deus o consolo necessário a todos os que sofrem com a partida dessa jovem cidadã capanemense.
#Prefeito 15/04/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO DE CAPANEMA RECEBE PRÊMIO POR 82% DE APROVAÇÃO DE SEU GOVERNO PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO. O Governo do Trabalho no rumo do desenvolvimento.
#Prefeito 10/04/2018 GABINETE DO PREFEITO CAPANEMA GANHA DUAS RETROESCAVADEIRAS E CELEBRA MAIS ESTA CONQUISTA DO GOVERNO DO TRABALHO. PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPANEMA- GOVERNO DO TRABALHO
#Prefeito 22/03/2018 GABINETE DO PREFEITO GOVERNO DO TRABALHO LUTA PELA CONCLUSÃO DO PROJETO ALVORADA. O Projeto Alvorada que iniciou no ano de 2000, tinha o objetivo de fornecer água potável, para atender toda a população de Capanema, mas infelizmente o Projeto parou.

O Gestor de Capanema preocupado com os seus munícipes foi pessoalmente até Brasília e entregou nas mãos do Presidente da Fundação Nacional de Saúde-FNS, Dr. Rodrigo Sérgio Dias, que em reunião discutiram o assunto e o Prefeito voltou satisfeito e convicto da solicitação atendida.

PREFEITURA DE CAPANEMA- GOVERNO DO TRABALHO
#Prefeito 17/03/2018 GABINETE DO PREFEITO NOTA DE ESCLARECIMENTO TÉCNICO-PRELIMINAR DA DIRETORIA DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA) DE CAPANEMA. NOTA DE ESCLARECIMENTO TÉCNICO-PRELIMINAR DA DIRETORIA DA
UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA) DE CAPANEMA.

A Diretoria da Unidade de Pronto Atendimento (UPA- 24 HORAS) de Capanema vem, respeitosamente, após pedido de explicações do Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, esclarecer o ocorrido em relação a paciente Nubia de Paula Lima Miranda, de 23 anos de idade, procedente da Vila Tentugal, Município de Santa Luzia do Pará.

Referida paciente foi acolhida no serviço de triagem da UPA no dia 15 de março de 2018, às 05h03min, acompanhada da sua genitora, Maria das Graças Mendonça de Lima, relatando dor epigástrica, momento em que foi encaminhada ao serviço médico, tendo sido realizada medicação indicada para a sintomatologia ora apresentada, bem como solicitado Hemograma Completo e USG Abdômen Total. E como não houve evolução do quadro, a paciente foi orientada a retornar a UPA em caso de piora dos sintomas.

Contudo, por volta das 20h30min do mesmo dia (15 de março de 2018) a paciente voltou a esta Unidade se queixando de dor abdominal recorrente, sem os exames solicitados, quais sejam, Hemograma Completo e USG Abdômen Total, quando então foi novamente avaliada pela equipe de plantão, tendo sido feita a medicação e mantida em observação, considerando o seu retorno no mesmo dia.

Após a medicação, o quadro da paciente evoluiu com melhora dos sintomas, oportunidade em que foi solicitado novamente os exames complementares não realizados (Hemograma Completo e USG Abdômen Total), com a orientação de trazê-los para compor diagnóstico. Foi então dado alta no dia 16 de março de 2018, às 05h30min, para a realização dos referidos exames, fundamentais para análise do caso.

Às 10h30min do dia 16 de março de 2018, a paciente retornou para a UPA com o resultado dos exames para elucidação diagnóstica.
Mediante a análise clínica, a paciente permaneceu na Unidade devidamente assistida e medicada, sendo iniciada, inclusive, a Antibioticoterapia para possível Laparatomia exploradora.

Diante dos fatos, o serviço de assistência social de plantão, regulação e equipe envolvida desta unidade entrou em contato com o Hospital Maternidade João Pedrosa, todavia, às 16h45min, momento em que a paciente seria transportada pela ambulância tipo A do Município a mesma evoluiu para um
quadro clínico grave, ficando impossibilitada de ser removida.

Mediante ao ocorrido, o serviço de regulação interno da UPA solicitou leito de UTI para Belém e região com os seguintes hospitais: H0SPITAL SAUDE CENTER, PRONTO SOCORO MARIO PINOTI, HOSPITAL REGIONAL DE SALINOPOLIS, HOSPITAL SANTO ANTONIO MARIA ZACARIAS, não havendo deferimento das solicitações para o quadro relatado
da paciente.

Na oportunidade, deve ser relatado, conforme consta no prontuário, que a paciente recebeu toda a assistência médica referente ao quadro clínico apresentado.

No entanto, às 4h10min do dia 17 de março de 2018, após intervenção do Prefeito Municipal junto a Secretaria de Estado de Saúde Pública, a paciente foi transferida em unidade de suporte avançado (USA-SAMU) para oHospital Regional Leste Municipal de Paragominas, devidamente acompanhada do profissional médico quando de sua remoção, ocorrida às 06h20 do mesmo dia (17/03/2018), via Unidade de Suporte Avançado (USA),
retornando, infelizmente, com a paciente em óbito.

Lamentamos profundamente ocorrido, pois todos os procedimentos de atendimento da paciente foram feitos em atenção ao protocolo médico e mediante a ferramenta que dispomos. Em todos os momentos, a equipe médica esteve presente, acompanhando-a com presteza e dedicação.

Por tudo e na certeza do dever cumprido, nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários sobre o caso, disponibilizando, inclusive, o prontuário da paciente, caso seja solicitado por autoridade devidamente habilitada, tendo em vista ser um documento privado, para fins de averiguação do caso.



Atenciosamente,

Karina Borba da Silva – Diretora Técnica
Drº Andes ken Nagahama - Diretor Clinico
#Prefeito 17/03/2018 GABINETE DO PREFEITO NOTA OFICIAL DE ESCLARECIMENTO NOTA OFICIAL DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Capanema e Secretaria Municipal de Saúde, por meio desta nota, vêm a público apresentar condolências à família e amigos da paciente Nubia de Paula Lima Miranda, de 23 anos, residente da Vila Tentugal, no Município de Santa Luzia do Pará, que veio a óbito no presente dia.

Na oportunidade, o Município informa que apura com rigor toda situação ocorrida, a fim de melhor esclarecer a população e aos órgãos de fiscalização sobre o caso.

Ressalte-se que tão logo tomou conhecimento da situação, o Prefeito Municipal entrou em contato com a Secretária Adjunta de Gestão de Políticas de Saúde do Estado, quando então foi obtido Leito para a imediatatransferência da paciente, que infelizmente faleceu no caminho para o Hospital Regional de Paragominas.

Ato contínuo, o Gestor convocou reunião com a Secretária de Saúde e Diretores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Capanema, requisitando imediatos esclarecimentos técnicos sobre os procedimentos médicos adotados com a paciente, determinando, ainda, a abertura de sindicância contraditória,
para apurar a existência de negligência, imprudência ou imperícia na condução
do caso.

Por sua vez, o Ministério Público do Estado instaurou o procedimento administrativo n. 01/2018-MP/2APJ, o qual, em nossa visão, auxiliará ao Município na apuração dos fatos, objetivando identificar, pormenorizadamente,
se as condutas tomadas no caso seguiram aos protocolos médicos e normas do Sistema Único de Saúde.

Por fim, a Prefeitura Municipal informa que todos os procedimentos médicos adotados serão objetos de ampla investigação para apurar possíveis responsabilidades. Em se constatando imperícias médicas, os profissionais serão responsabilizados conforme determina a legislação e todo o resultado será automaticamente remetido ao Ministério Público, para fins de esclarecimentos e/ou providências.


Capanema, Estado do Pará, 17 de março de 2018.
#Prefeito 13/03/2018 GABINETE DO PREFEITO CAPANEMA CELEBRA MAIS CONQUISTAS, INTERNET BANDA LARGA PARA TODOS, AGORA É REALIDADE. O prefeito Chico Neto esteve na tarde desta segunda-feira 12 de março em Brasília-DF, acompanhado pelo Secretário Municipal de Planejamento Valry Moraes e participaram no Centro Internacional de Convenções, da Assinatura do Termo de Adesão ao Programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC), que oferece gratuitamente, conexão à internet em BANDA LARGA por via terrestre e satélite.

O Gestor do Município de Capanema Chico Neto, celebra com o Governo Federal, por intermédio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações, e Comunicações em nome da Prefeitura de Capanema este convênio visando o fornecimento de conexão à Internet em BANDA LARGA.

Com essa adesão todo o Município de Capanema estará, conectado ao mundo nos próximos meses. Tanto na Zona Urbana quanto na Zona Rural.

O Prefeito Chico Neto comemora mais esta conquista, e disse estar muito feliz por esse dia tão importante, para a comunicação de nosso Município.

O povo Capanemense agradece mais uma grande conquista para nossa gente.

Prefeitura Municipal de Capanema- Governo do Trabalho.

Por Ad
riane Castro
#Prefeito 08/03/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO CHICO NETO PARTICIPA DE SESSÃO SOLENE NA CÂMARA DE VEREADORES EM HOMENAGEM AS MULHERES. Dizem que a mulher é o sexo frágil. Mas que mentira absurda. Eu que faço parte da rotina de uma delas. Sei que a força está com elas.

Com este trecho desta linda canção de Erasmo Carlos, o Prefeito Chico Neto iniciou sua fala durante a Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher realizada na noite desta quinta-feira, dia 09 de Março, na Câmara Municipal de Capanema. O gestor municipal enalteceu as mulheres, felicitando-as pelo reconhecimento merecido, destacou a importância delas na sociedade, e ainda, parabenizou a Câmara pela iniciativa.

O evento homenageou 50 mulheres capanemenses, as quais foram selecionadas por cada Parlamentar. Profissionais importantes como: professoras da rede municipal de ensino, acadêmicas da Academia Capanemense de Letras e Artes – ACLA, Secretárias Municipais, servidoras da gestão municipal e trabalhadoras liberais foram selecionadas para receberem o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

A sessão especial, presidida pela Vereadora Eliane leal, foi prestigiada pela Deputada Federal Simone Morgado, pelo Deputado Estadual Eduardo Costa e por dezenas de familiares e amigos das mulheres homenageadas na noite. Todas receberam uma medalha e um diploma de reconhecimento pela bela trajetória e contribuição para o desenvolvimento do Município.

Parabéns a todas as mulheres capanemenses pela data tão especial!
#Município 08/03/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO DE CAPANEMA PARTICIPA DE POSSE DO NOVO REITOR DA UFRA - CAMPUS CAPANEMA Nesta quinta-feira, 08, o Prefeito Chico Neto junto a Deputada Federal Simone Morgado participou da Cerimônia de posse e transmissão de cargo da direção da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA campus Capanema. O evento teve a presença do Presidente da Fundação Amazônia de Amparo à Estudos e Pesquisas (FAPESPA) Prof.Dr.Eduardo José Monteiro da Costa e do Reitor da UFRA Prof. Dr. Marcel do Nascimento Botelho o qual empossou o Prof. Dr. Ebson Pereira Cândido como novo diretor do campus em Capanema, cargo outrora ocupado pelo Prof.Dr.Fernando Sérgio Valente Pinheiro por um período de 4 anos.

O Gestor Municipal parabenizou o novo diretor da UFRA - Capanema e ponderou que a Prefeitura está aberta à parcerias, na área ambiental, com a instituição de ensino superior.

#PrefeituraDeCapanema #GovernoDoTrabalho
#Prefeito 07/03/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO DE CAPANEMA CONSEGUE MAIS BENEFICIOS JUNTO A BANCADA FEDERAL PARAENSE EM BRASILIA Nesta quarta-feira (07/03/2018), pela manhã, o Prefeito Chico Neto juntamente com o Vice Prefeito Claudionor Moreira, estiveram visitando o Gabinete da Deputada Federal Simone Morgado, onde na ocasião fora tratado assuntos referentes a liberação de emendas parlamentares para a reforma do CRAS no bairro São Pedro e São Paulo, de 01 (um) veículo para APAE, bem como recursos para a Secretaria Municipal de Saúde. Ainda na companhia do Vice Prefeito e do Secretário de Planejamento Valry Morais, no período da tarde, estiveram em audiência, no Ministério das Cidades, para tratar do Programa Cartão Reforma, liberação de casas no Programa PNHU - Programa Nacional de Habitação Urbana e também a aquisição de mais casas para atender os agricultores de Capanema, no Programa Nacional de Habitação Urbana PNHR.
#Prefeito 07/03/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO CHICO NETO E COMITIVA VÃO A BRASILIA E GARANTEM RECURSOS PARA CAPANEMA Governo Do Trabalho
#Município 03/03/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO CHICO NETO RECEBE MINISTROS DA INTEGRAÇÃO NACIONAL E DAS CIDADES PARA FIRMAR IMPORTANTES PARCERIAS PARA CAPANEM Água para Todos
#Prefeito 28/02/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO DE CAPANEMA, RECEBE PRÊMIO POLÍTICO DESTAQUE DE POPULARIDADE DA ZENO CONSULTORIA O Município de Capanema é sede do 12º Prêmio Destaque realizado pela Zeno consultoria e Prefeito de Capanema, recebe Prêmio POLÍTICO DESTAQUE DE POPULARIDADE
#Prefeito 07/02/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO DE CAPANEMA RECEBE DUAS AMBULÂNCIAS FRUTOS DE EMENDAS PARLAMENTARES, EM BELÉM. Nesta última quarta-feira, 7 de fevereiro, o Prefeito de Capanema, acompanhado da Primeira Dama e Secretária de Saúde Waldimary Freitas o Vice Prefeito Claudionor Moreira, Secretário de planejamento Walry Moraes e o Secretário de Comunicação Fábio Braun e assessores, recebeu duas ambulâncias fruto de emenda parlamentar de autoria dos Deputados Estaduais Eduardo Costa e Jaques Neves que irão reforçar o apoio no deslocamento de pacientes da rede municipal.

A entrega aconteceu às 15h30 no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia e contou com a presença de diversas autoridades. A ambulância de simples remoção (tipo A), 0 quilometro, é tipo furgão flex com direção hidráulica, contendo maca, balão de oxigênio e ar condicionado.

“São duas ambulâncias que recebemos com muito carinho e que vão contribuir para melhorar o atendimento a nossa população.” Disse o Prefeito Chico Neto.

A Prefeitura de Capanema irá fazer a entrega oficial dos veículos nesta quinta (08), na Secretaria de Saúde juntamente com uma Ambulância do SAMU oriunda dos esforços do prefeito junto ao Governo Federal.
#Prefeito 28/01/2018 GABINETE DO PREFEITO NOTA OFICIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPANEMA. A Prefeitura Municipal de Capanema, por meio desta nota, vem a público lamentar profundamente a medida tomada pelo 3° Promotor de Justiça de Capanema, Márcio Silva Maués de Faria, que solicitou ao Juízo local o bloqueio das contas bancárias do Município, no montante de R$ 578.699,39 (quinhentos e setenta e oito mil, seiscentos e noventa e nove reais e trinta e nove centavos), valores que supostamente serviriam para a complementação e pagamento dos beneficiários, aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência e Assistência de Capanema (IPAC).

Como se não bastasse, foi solicitado, ainda, o bloqueio de cinquenta mil reais das contas bancárias do Prefeito, como se todos esses valores fossem necessários para cobrir as despesas do referido Instituto de Previdência.

Nesse ponto, é importante ressaltar que o atual Prefeito, em nenhum momento, foi o responsável pelos problemas financeiros do IPAC e muito menos omisso ou conivente pelas malversações de governos anteriores que deixaram o Instituto nesta situação, não podendo, em nenhuma hipótese, sofrer a constrição solicitada pela 3a Promotoria de Justiça, em suas contas bancárias.

Na oportunidade, a Prefeitura informa que tem honrado, a duras penas, todas as suas obrigações legais com o IPAC que, muito embora seja autônomo, foi recebido em janeiro de 2017 com um déficit mensal de quase R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), fruto de malversações de dinheiro público praticada por antigos gestores, sem participação alguma do atual Prefeito, como também, da atual Gestão Municipal. Ou seja, o Instituto foi deixado assim, em estado pré-falimentar, sem fundo de reservas, sem saúde financeira e sem a possibilidade de continuação.

Vale dizer que este tipo de medida deveria ser direcionada contra os antigos gestores que passaram pelo Instituto e que, quando das suas gestões, contribuíram negativamente para a situação fatídica que hoje está, como já dito, em estado pré-falimentar.


Apesar disso, a expressiva monta, referente aos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro de 2017, foi devidamente aportada pela Prefeitura Municipal.

De igual forma, o décimo terceiro de salário dos pensionistas e aposentados do Instituto também foi aportado integralmente pelo Município.

Ressalte-se que, conforme determinação judicial, a Prefeitura deve fazer a complementação do IPAC, não prevista em orçamento, todo o dia 15 do mês subsequente. Isto é, no que se refere ao mês de dezembro de 2017, a obrigação do Município teve início somente no dia 15 de janeiro de 2018, de modo que já haviam sido pagos, bem antes do pedido do Ministério Público, 77% (setenta e sete por cento) da referida folha de dezembro, correspondente ao valor de R$ 578.699,00 (quinhentos e setenta e oito mil e seiscentos e noventa e nove reais), estando pendente, ainda, o valor de R$ 164.000,00 (cento e sessenta e quatro mil reais), que consta em atraso a apenas 11 dias.

Por tudo o que foi exposto, a Prefeitura de Capanema lamenta o teor da matéria intitulada “Promotoria solicita o bloqueio de cinquenta mil das contas do Prefeito do Município”, que produz efeitos prejudiciais a Gestão, por não explicar melhor a realidade do caso.

Mais do que isso, a Prefeitura lamenta profundamente a medida tomada pela 3a Promotoria de Justiça de Capanema, solicitando o bloqueio dos valores acima informados, pois, mesmo ciente de que o único valor em 11 dias de atraso, por parte do Município, é de 164.000,00 (cento e sessenta e quatro mil reais), requisitou para a suposta complementação do Instituto o montante de R$ 578.699,39 (quinhentos e setenta e oito mil, seiscentos e noventa e nove reais e trinta e nove centavos) e mais R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) da conta do Prefeito, medida que, na visão do Município, é notadamente contraria ao interesse público, considerando principalmente que o pedido de bloqueio do MP, se deferido pelo Juízo de Capanema, inviabilizará as obrigações primárias da Prefeitura, como a folha de pagamento do mês de janeiro dos servidores ativos do Município.

Por fim, a Prefeitura esclarece que os 164.000,00 (cento e sessenta e quatro mil reais), único valor em atraso, será aportado para o IPAC assim que o repasse Constitucional da União entrar nos cofres Municipais, ressaltando, também, que além do Instituto de Previdência e Assistência de Capanema, é obrigação do Ente honrar com os demais compromissos da Municipalidade, como a folha de pagamento dos servidores ativos e de todos os prestadores e fornecedores de serviços, os quais, juntos, desenvolvem a máquina pública, a fim de promover a saúde, a educação, o saneamento e o bem estar da População.

Atenciosamente,

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPANEMA
#Agricultura 18/01/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA ENTREGA RECIBOS DO CAR PARA PRODUTORES RURAIS EM CAPANEMA O Prefeito Chico Neto, seu vice Claudionor Moreira e outras autoridades entregaram a cerca de 100 produtores rurais o Recibo do CAR - Cadastro Ambiental Rural. Um evento marcante e histórico para o município.

Este é o primeiro passo para que os cidadãos da zona rural de Capanema possam ter em mãos o título definitivo de suas propriedades e assim desfrutar de todos os benefícios que o documento pode lhes proporcionar. Parabéns a todos os envolvidos neste grande projeto!
#Prefeito 18/01/2018 GABINETE DO PREFEITO REUNIÃO COM PRODUTORES RURAIS DA AGRICULTURA FAMILIAR DE CAPANEMA PROPÕE MAIS APOIO A CATEGORIA. #PrefeitodeCapanema
#Prefeito 10/01/2018 GABINETE DO PREFEITO JOVENS NASCIDOS EM 2000 JÁ PODEM SE ALISTAR NO SERVIÇO MILITAR Os jovens terão até o dia 30 de Junho de 2018 para fazer o alistamento militar obrigatório
#Prefeito 05/01/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO REUNE COM REPRESENTANTES DO GRUPO VOTORANTIM Na manhã desta Sexta-feira o Prefeito Chico Neto, o Secretário de Indústria Comércio e Mineração, Marcelo Pierre, o Secretário de Obras Elmir Saady e o representante da Secretaria de Segurança e Patrimônio Público, Daniel Melo, receberam para uma audiência, representantes do Grupo Votorantim. No encontro foram discutidos assuntos referentes a possíveis parcerias entre a Prefeitura Municipal de Capanema com o Grupo com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do Município.
#Prefeito 23/12/2017 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE CAPANEMA CELEBRA O NATAL COM PROGRAMAÇÃO CULTURAL E ENTREGA DE BRINQUEDOS. Foi realizado nos dias 21, 22 e 23 de dezembro na Praça Magalhães Barata o evento “Natal de Paz e Luz”, promovido pela Prefeitura Municipal de Capanema por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
A programação cultural iniciou com a Escola Municipal Jorge Travassos, trazendo três apresentações: “O Nascimento do Menino Jesus”, “Noite Feliz em linguagem de sinais” e “É noite de Natal”, as crianças muito bem treinadas proporcionaram muita emoção aos participantes que com aplausos demonstravam sua gratidão pelo esforço das mesmas.

A Academia de dança Chiara Rêgo fez uma demonstração de dança com o tema: “O Malabarista”, as performances foram direcionadas ao circo com seus artistas, principalmente ao malabarismo.

A Escola Municipal Frei Hermes fez uma belíssima apresentação com o título “O Anúncio do Anjo”, a emoção tomou conta da plateia quando duas crianças representando Maria e o Anjo Gabriel fizeram o diálogo da Anunciação.
A Academia de dança Magali Lobato fez três belas apresentações com os seguintes temas: “Princesa Bela”, “Hallelúya” e “Lá Lá Lend”, os dançarinos com total habilidade nas danças alegraram o público presente.

O CRAS do bairro Areia Branca apresentou “O Auto de Natal”, com coreografias e luzes. A participação do CRAS, exaltando o nascimento de Jesus Cristo, foi bastante aplaudida pelos espectadores, e encerrando as atividades na praça, um grande coral com a participação dos idosos foi formado para entoar canções natalinas.
A programação Natalina do Governo do Trabalho foi marcada pela entrega de brinquedos na tarde de Sexta-feira dia 22. Milhares de crianças estiveram na Praça Magalhães Barata para receber o tão sonhado presente de Natal.
O Prefeito Chico Neto, e os Secretários municipais fizeram a entrega dos brinquedos com a ajuda do bom velhinho. A população ficou bastante satisfeita com a ação.
#Prefeito 22/12/2017 GABINETE DO PREFEITO CÂMARA DE VEREADORES ENCERRA ANO LEGISLATIVO COM HOMENAGENS. A Sessão solene de encerramento do ano legislativo da Câmara de Vereadores de Capanema foi realizada na noite de Sexta-feira dia 22 de Dezembro. A sessão foi marcada pela entrega de títulos honoríficos a parlamentares e ilustres cidadãos pela relevante atuação em prol da sociedade capanemense.
Na ocasião um total de 24 pessoas foi homenageada com Títulos de: Cidadão Capanemense, Honra ao Mérito e Barão de Capanema. Dentre os agraciados: o Pároco de Capanema Frei José Rodrigues; o Deputado Federal Nilson Pinto, o Deputado Estadual Dr. Jaques Neves, o Delegado Geral de Polícia Civil Rilmar Firmino e ainda o Ex-prefeito e Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Pará Dr. Alexandre Buchacra, cuja honraria recebida foi o Título de Barão de Capanema.
O Prefeito Chico Neto participou da Sessão Solene e em seu pronunciamento na tribuna parabenizou a todos os agraciados e à presidência da casa de leis pelas homenagens concedidas.
#Prefeito 21/12/2017 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA SOLICITA AO GOVERNO ESTADUAL PAVIMENTAÇÃO E REFORMA DA ESCOLA JOÃO SANTOS O Prefeito de Capanema Chico Neto solicitou ao Governo Estadual que a Secretaria de Transporte do Estado - SETRAN viabilize a PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA da antiga estrada de ferro (Rota turística) que dá acesso ao distrito de Tauari. O Gestor Municipal também enviou ofício à Secretária de Estado de Educação, Ana Cláudia Serruya Hage, solicitando a REFORMA DA ESCOLA ESTADUAL JOÃO SANTOS que há anos está em estado de abandono.

Vamos torcer para que os pedidos sejam atendidos, quem ganha é a população capanemense!
Abaixo você pode ver na íntegra os Ofícios n. 2490/GAB/PMC e n. 2486/GAB/PMC.
#Infraestrutura 18/12/2017 GABINETE DO PREFEITO SECRETÁRIOS DE ESTADO DE OBRAS E PLANEJAMENTO VISITAM OBRAS DO HOSPITAL REGIONAL JUNTO AO PREFEITO CHICO NETO. As obras do futuro Hospital Regional de Capanema estão a todo o vapor, para acompanhar os trabalhos e fiscalizar este processo, estiveram em Capanema nesta Segunda-feira, dia 18 de Dezembro, o Secretário de Estado de Planejamento José Alberto Colares e o Secretário de Estado de Obras Ruy Klautau. O Prefeito Chico Neto junto ao Secretário de Obras Elmir Saady também participou da vistoria.
Com o projeto arquitetônico do Hospital exposto, os Secretários discutiram com o Prefeito detalhes da obra, e ressaltaram que embora esta primeira fase contemple apenas o atendimento materno-infantil, o terreno do Hospital poderá posteriormente receber outras especialidades para atender a demanda da região.
O Prefeito Chico Neto, aproveitou a visita dos Secretários para cobrar a continuação de obras estaduais e conveniadas que estão paradas em nosso município como por exemplo: A praça da Bíblia e o Shopping popular o qual também foi visitado pela equipe do Governo do estado.
Chico Neto ponderou que não deixará de cobrar que o Governo do Estado amplie o Hospital Regional em Capanema, para que a casa de saúde passe a dispor de especialidades como Cardiologia e Traumatologia.
#Prefeito 15/12/2017 GABINETE DO PREFEITO PESQUISA NACIONAL CLASSIFICA O PREFEITO CHICO NETO ENTRE OS 100 MELHORES GESTORES DO BRASIL #GovernoDoTrabalho
#Obra 12/12/2017 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO CHICO NETO VISITA OBRAS EM ANDAMENTO EM CAPANEMA. Na manhã do último dia 11 de dezembro o Prefeito Chico Neto juntamente com sua equipe de governo e vereadores visitou as obras em andamento no Bairro da Areia Branca, em Capanema.
Atendendo uma reivindicação antiga, a Trav. Santa Terezinha será toda concretada assim como o bairro irá ganhar uma grande praça de lazer. Está a terceira rua que recebeu melhorias apenas no ano de 2017, no referido bairro que, segundo a programação de ações da prefeitura, terá várias ruas completamente concretadas.
Com uma visão final sobre a manhã de vistorias, o gestor municipal, parabenizou os trabalhos e disse estar feliz de ver que apesar das dificuldades a Prefeitura está conseguindo melhorar a qualidade de vida dos munícipes e afirmou. “Em 2018 serão várias frentes de trabalhos. Temos muito para realizar em nossa terra”, disse Chico Neto
#Prefeito 11/12/2017 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO CHICO NETO RECEBE CERTIFICAÇÃO DE “GESTÃO TRANSPARENTE” DO TCM-PA #GovernoDoTrabalho
#Prefeito 02/12/2017 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO DE CAPANEMA RECEBE PREMIAÇÃO EM BELÉM. A cerimônia de entrega da premiação “Maiores e Melhores do Pará 2017” aconteceu na noite da última Sexta-feira, dia 01 de Dezembro, na casa de eventos 'Armazém 500'.

Foram cerca de 100 categorias premiadas do pequeno ao grande comércio, de personalidades políticas ao setor do agronegócio. A escolha dos vencedores em cada categoria foi feita por meio de uma pesquisa de opinião pública no portal Bacana News que alcançou aproximadamente 162 mil votações online.

O Prefeito de Capanema Chico Neto, junto a outros 3 Prefeitos (Parauapebas, Ananindeua e Altamira) foi eleito na categoria “Melhor Gestor Público Municipal” com um percentual de 26,10% dos votos.

O Prefeito Chico Neto, acompanhado da Primeira-Dama e Secretária de Saúde Dra. Waldimary Freitas e de Secretários Municipais compareceu ao evento, o qual reuniu personalidades e políticos importantes no cenário estadual e nacional.
#Prefeito 17/10/2017 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO DE CAPANEMA PRESTIGIA ABERTURA DOS JOGOS APAE O Prefeito de Capanema, acompanhado da Secretária de Desporto e Lazer, Priscilla Hermes, participou da abertura dos Jogos da APAE, que aconteceu na manhã desta terça (17), na sede da Sucan, em Capanema.

O Ato de abertura, contou com a presença do Promotor de Justiça, Nadilson Portilho, representantes da associação comercial, representantes da Emater, A Sra. Norma Carneiro da APAE, alunos, pais, professores e servidores da APAE.
#Prefeito 16/10/2017 GABINETE DO PREFEITO CURSO DE FORMAÇÃO DE PRAÇAS DA POLÍCIA MILITAR TEM INÍCIO EM CAPANEMA Em breve, o município terá o reforço de cerca de 40 novos policiais militares. Isto porque 77 candidatos aprovados em todas as etapas do último concurso da Polícia Militar do Estado participam do Curso de Formação de Praças - CFP aqui em Capanema.

A aula inaugural do CFP foi realizada segunda-feira, dia 16. Para contribuir com a segurança pública no município a Prefeitura Municipal de Capanema está dando total apoio à formação dos novos militares.

A Prefeitura garantiu o espaço físico para que os 77 alunos recebam as instruções do curso.
O CPF terá a duração de 9 meses, após esse período , parte dos militares será distribuída para reforçar o policiamento no interior do Estado.
#Prefeito 13/10/2017 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO ARTICULA VOLTA DO SERVIÇO DE EMISSÃO DE CARTEIRAS DE TRABALHO EM CAPANEMA. #GovernoDoTrabalho
#Município 29/09/2017 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DISPONIBILIZARÁ 27 ÔNIBUS PARA CONDUZIR ROMEIROS NA PROCISSÃO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS. #GovernoDoTrabalho
#Prefeito 29/09/2017 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO DE CAPANEMA RECEBE A MEDALHA ALFERES TIRADENTES. O prefeito de Capanema, Chico Neto - Governo do Trabalho, recebeu a Medalha Tiradentes, na manhã desta sexta-feira (29), no auditório do Belém Soft Hotel, em Belém-Pa. A entrega foi feita em sessão solene no 117º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores e Procuradores Jurídicos, Secretários e assessores municipais.

A “Medalha Alferes Tiradentes” foi conferida ao prefeito de Capanema que obteve uma expressiva aprovação da população, devido aos relevantes serviços prestados em prol da comunidade. Segundo a pesquisa, a gestão de Chico Neto foi aprovada por mais de 82% dos moradores de Capanema, considerando os primeiros 5 meses de governo. Os dados são do Instituto Tiradentes, que realizou a pesquisa, entre os dias 13 e 27 de julho de 2017. "Recebo com muita honra esta medalha que é um troféu para todos nós capanemenses que sabemos que estamos no rumo certo. Nossa responsabilidade é cada vez maior em promover o desenvolvimento de nossa terra." - disse o prefeito.
#Prefeito 23/08/2017 GABINETE DO PREFEITO NOTA DE PESAR NOTA DE PESAR

A Prefeitura Municipal de Capanema, por meio de seu prefeito Francisco Ferreira Freitas Neto, comunica com profundo pesar, o falecimento no dia 23 de agosto da senhora Nazira Buchacra de Araújo, empresária deste município.

Externamos nossa solidariedade com votos de paz e conforto à sua família e amigos e decretamos o luto oficial de três (03) dias conforme decreto 483/2017
www.capanema.pa.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 15:52:56