NOTÍCIAS

12-AGO-2020

CAPANEMA DESPONTA EM ATENÇÃO BÁSICA E ATENDIMENTOS MÉDICOS ESPECIALIZADOS

#Saúde POR RAILHA CASTILHO 12 DE AGOSTO DE 2020

A população de cerca de 70 mil pessoas da cidade de Capanema, localizada na região dos Caetés, nordeste do Pará, tem comprovado o nível de investimento feito no setor da saúde nos últimos anos pela administração local.

Uma das maiores provas da atenção aos habitantes capanemenses têm sido os resultados relacionados atenção básica proporcionada pela Prefeitura Municipal de Capanema (PMC). Para quem possa desconhecer, a atual gestão desenvolveu um conjunto de ações estratégicas no âmbito de atuação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Entre 2017 e julho de 2020, de acordo com o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) do Ministério da Saúde, 967.279 atendimentos foram oferecidos pela rede municipal por meio das 23 unidades de Saúde da Família. Desse universo, foram aproximadamente 220.000 atendimentos realizados por médicos e enfermeiros.

Estamos falando de quase 738 procedimentos diariamente em exames preventivos de colo do útero, aferição de pressão arterial e temperatura, coleta de material laboratorial, curativos simples e glicemia, além de medições de peso e altura. O investimento maciço no bem-estar da população mostrou uma crescente anual. Os procedimentos em 2017, 2018 e 2019, respectivamente, foram de 170.716, 282.581 e 365.416. E nos sete meses de 2020, o setor de saúde consolidou 148.564 atendimentos na área da Atenção Básica.

O Departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria, de janeiro de 2017 até o momento, realizou 2,7 mil procedimentos que estão divididos entre pelos serviços da UPA, CEM, CAPS, TFD, Internações Hospitalares e SAMU 192.

Centro de Especialidades Médicas

O volume dos números é um reflexo da atual gestão municipal. O Centro de Especialidades Médicas (CEM) ‘Dr. José Fernando da Silva Mendes', localizado no bairro Oliveira Brito, mantém 23 especialidades (Neurologia, Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia, dentre outras) com total de 32 médicos especialistas e 11 exames de apoio diagnóstico, atendendo uma média de 3 mil pessoas mês, dentre elas moradores de Capanema e de 15 municípios pactuados. Criado em 2017 em substituição ao Pronto Atendimento Municipal (PAM), o Centro atrai gente pela qualidade do serviço oferecido. Diariamente, o Centro de Especialidades Médicas disponibiliza 15 mamografias, 40 raios-x, 100 exames laboratoriais com um total médio, mensal, de 14 mil exames, além de 40 eletrocardiogramas todos os dias e 900 ultrassonografias mensais.

O Centro foi readaptado para realização de pequenos procedimentos cirúrgicos como cirurgias de catarata, as quais, desde o início da gestão, totalizaram 518 cirurgias e 100 exames de endoscopia.

Mulher - Dentre as especialidades, o CEM conta com o serviço exclusivo e diferenciado atendimento. São oferecidas consultas ginecológicas, exames de mamografia, ultrassonografias obstétricas e ginecológicas. Na mesma linha de cuidado foi criado o Pré-Natal de Alto Risco (PNAR), pelo qual são acolhidas as gestantes que não desenvolvem uma gestação habitual e ali obtêm todo o acompanhamento necessário para o bom andamento da gravidez. Desde que foi implantado, em novembro de 2019, o serviço já beneficiou, em média, 500 gestantes.

O serviço de cardiologia implantado no CEM também é destaque juntamente com os exames de Holter, M.A.P.A, teste ergométrico, ecocardiograma e eletrocardiograma, além de exames esses de difícil acesso no serviço público. "É um dos centros mais modernos do estado na esfera pública. Temos aparelhos para exames modernos. Nós trabalhamos dois anos, mandando o nosso povo para Belém e hoje nós temos tudo", assegura a secretária municipal de Saúde, Waldimary Freitas.

UPA 24 Horas

Na atual política destinada à saúde de Capanema, a gestora aponta a Unidade Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas como um dos carros-chefes no contexto da média e alta complexidade, atende uma média mensal de 7 mil pessoas e desse percentual, 95% da demanda é resolvida na própria unidade e o restante referenciado a hospitais conveniados. A aquisição de raio-X com impressora digital, uma ambulância, a informatização de todos os consultórios e implantação de uma central de abastecimento de oxigênio foram investimentos feitos pela gestão. "A UPA praticamente se transformou num hospital pelos recursos oferecidos", conta a secretária. A UPA dispõe hoje com 29 leitos, 15 criados na atual gestão.

Prevenção - Por conta da pandemia houve uma retração dos usuários na busca por consultas de rotina, o que fez a prefeitura intensificar, em agosto, o trabalho médico itinerante nos distritos como Tauarí e Mirasselvas, onde estão localizadas em inúmeras agrovilas como Vila Sorriso, Segredinho e Igarapé-Apara. O diferencial na estrutura de saúde da zona rural de Capanema, é que ela conta com 14 ambulâncias, o que ajuda no suporte de urgências. A estratégia da SMS de medicina preventiva inclui profissionais, equipamentos, assim como medicamentos. Exames e vacinas são disponibilizados pela equipe de vigilância sanitária. O trabalho itinerante na zona rural encerra no dia 22 e dia 29 inicia na sede da cidade.

Na atenção da média e alta complexidade, a gestão vai anunciar, ainda neste mês, um mutirão de consultas especializadas, muito condicionado ao resultado do trabalho itinerante voltado à atenção básica.

Outros - A Secretaria de Saúde mantém ainda importantes projetos e ações como o atendimento a 63 pessoas autistas em um trabalho conhecido como 'Mundo Azul'. Outro projeto 'Saúde na Hora', atenção voltada aos trabalhadores oferecidos fora do horário do expediente no Centro de Saúde do Trabalhador.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 191 dia(s)

Capanema tem pré-natal de alto risco PNAR, programa apoiado pelo governo do estado, governo federal e Albert Einsten

Compreendendo que a Atenção Primária em Saúde (APS) é responsável pela coordenação do c [...]

#Transparência Há 240 dia(s)

Informativo aos micro empreendedores individual

Informativo aos micro empreendedores individual

#Cultura Há 308 dia(s)

Festival Junino 2023

Venha Participar do Maior Festival de todos os tempos

#capanema Há 331 dia(s)

Radar da Transparência Pública

Visando contribuir para a transparência na administração pública a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

#COVID Há 1 ano(s)

Boletim epidemiológico da COVID-19

Capanema em combate a COVID-19

#Finança Há 1 ano(s)

IPTU 2022 - O desenvolvimento de Capanema também é compromisso seu

Você que está com o IPTU atrasado não perca a oportunidade de regularizar o seu débito.

#Vacinação Há 1 ano(s)

DIA D DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO

SEXTA, dia 28 de outubro! #BoraVacinar

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito